Projeto Educação Ambiental e Biossegurança: Reciclagem e Geração de Renda

 
Que a reciclagem do lixo é importante para preservação do Meio Ambiente – sobretudo ao evitar que materiais que seriam descartados na natureza possam ter outra destinação. Não é novidade para ninguém. Mas você sabia que ela também pode ser uma importante fonte de renda? Algumas ações em Lajeado mostram esse potencial econômico da reciclagem. Entre elas a mais comum é a catação de latinhas de alumínio.

Parece algo simples. Mas faz uma grande diferença no orçamento daqueles que se dedicam a esse ofício. Sem falar da importância disso para o Meio Ambiente. Pois essas latinhas levam mais de 100 anos para se decompor. Uma questão importante é que por não haver um centro de beneficiamento no município. Os catadores acabam passando a um custo mais baixo para atravessadores. Uma alternativa seria uma articulação entre os cantadores para ter mais força no momento de negociar a venda dos seus produtos. 

Outra atividade importante que tem gerado renda é a venda de óleo de cozinha usado para confecção de sabão caseiro. Aliás, a confecção de sabão caseiro faz parte da cultura local. Normalmente é feito para o uso das próprias famílias que o produz. No entanto,  pode ser comercializado e se tornar uma importante fonte de renda. 

É o que faz alguns artesãos de Lajeado. Transformam materiais que seriam descartados como lixo na natureza em lindas peças de decoração e outros fins. Retalhos viram tapetes ou bolsas, cacos de cerâmica viram jarros para planta, garrafas pet viram luminarias ou porta retrato. As possibilidades são muitas, falta desenvolve-las.  E ai entra a importância do poder público Municipal, juntamente com entidades parceiras, na elaboração de políticas e promoção de ações que trabalham a reciclagem numa perspectiva de proteção do Meio Ambiente e geração de renda.

É importante salientar que algumas iniciativas nesse sentido já foram desenvolvidas. Sobretudo pela Secretaria de Assistência Social. No entanto essas iniciativas necessitam de continuidade. Juntamente com ações de conscientização da população quanto a destinação do lixo. Pois percebe-se em alguns pontos da cidade o descarte de lixo em locais inapropriados por parte da população – O que pode ter como consequência o aumento de casos de dengue no  município. Pois esses locais servem para reprodução do Aedes Aegypti. 

Nesse processo de conscientização da população a educação tem um papel importante. Daí a necessidade da Educação Ambiental chamar atenção da responsabilidade de toda comunidade com a destinação correta do lixo que ela produz. Nesse sentido o nosso projeto não poderia deixar de propor essa discussão. 

Diante do exposto, ressaltamos que a população pode dar uma grande contribuição nesse trabalho de reciclagem. Que tal separar na sua residência os materiais recicláveis e entregar para as famílias que darão um destino sustentável para os mesmos?!

*Texto produzido pelo Projeto Educação Ambiental e Biossegurança do CENSP-LAJEADO. 

Comentários

  1. Excelente colocação, muito bom pelo trabalho que vem sendo feito em desenvolvimento através da Educação ambiental.

    ResponderExcluir

Postar um comentário