Juntos combatendo a Leishmaniose

*Por Dayelle Pereira da Silva

Aos pés do Morro do Segredo há uma pequena cidade. Um lugar com poucos habitantes, calmo e tranquilo, chamada Lajeado. Mais conhecida como a cidade das Águas.

Ana mora lá e é completamente apaixonada por aquela cidadezinha. Sobretudo pela natureza encantadora de perder o fôlego.

Certo dia, Ana estava conversando com seus amigos João, Larissa, Bia, Lucas e Álvaro, na hora do recreio, quando teve uma grande ideia. Ela virou para os amigos e disse:

- Gente, o Professor Pedro nos deu uma aula sobre Biossegurança e falou sobre a Leishmaniose causada  por um protozoário do gênero Leishmania, considerado um parasita. O que vocês acham de fazermos uma campanha para conscientizar a população?

João animado com a ideia disse:

- Que ótima ideia! Podemos passar de porta em porta e conversar com os moradores sobre a importância de usar mosquiteiros ao dormir, colocar telas de proteção nas janelas e usar repelente quando for acampar. Por que a sua transmissão se dá pela picada do mosquito-palha.

Todos concordaram com a proposta e no dia seguinte o trabalho começou. Ana e Álvaro fizeram cartazes chamando atenção para Leishmaniose. João e Larissa fizeram panfletos orientando quanto o que fazer para prevenir. Bia e Lucas, por sua vez, ficaram responsáveis em confeccionar camisetas. No dia seguinte todos juntos foram as ruas, conscientizando a população e combatendo a Leishmaniose.

*Trabalho apresentado ao Componente Curricular de Arte, por Dayelle Pereira da Silva - Estudante da 2ª Série do Ensino Médio (Turma: 23.01). 

Comentários