Na noite da última Segunda-feira (17/05) a Comissão Local de Segurança em Saúde e Prevenção á Covid-19 (Colsaúde) do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência se reuniu, por webconferência, para discutir o decreto governamental N° 6.257, de 14 de Maio (Doe: N° 5.846), que altorizou o retorno das atividades educacionais presenciais. Bem como o cenário pandemico local e geral.
A reunião teve início com uma breve fala da Diretora da Escola - Alzirene de Sousa Vieira - agradecendo a presença de todos bem como o compromisso com a missão assumida (de proteger vidas) de forma voluntária. Ela ressaltou se tratar de uma missão nobre. Em seguida o Professor Paulo Guilherme - Coordenador da Colsaúde - fez uma breve leitura comentada do decreto governamental citado acima. Salientando os condicionantes para que as aulas presenciais sejam retomada nas unidades de ensino, em especial o cumprimento do Protocolo de Segurança em Saúde para o Retorno das Atividades Educacionais Presenciais.
No momento seguinte o Professor Paulo Guilherme fez uma apresentação da situação pandemica no município de Lajeado e no país como um todo. Um ponto enfatizado é que apesar de uma queda no número de contaminação e internações, a situação em Lajeado é bem diferente do mês de fevereiro quando voltamos presencialmente para encerrar o ano letivo de 2020, para as turmas do Ensino Fundamental. Naquele período a situação flutuava entre a zona azul (nenhum caso) e verde (poucos casos). Agora estamos na zona amarela e se não houver uma atenção maior por parte da população, podemos evoluir para Vermelha.
A Importância da população se conscientizar quanto a gravidade da COVID-19 e o respeito ao isolamento (no caso de testar positivo) para não colocar em risco a vida das demais pessoas da comunidade foi um ponto bastante enfatizado pelos membros da Colsaúde. Em especial pela representante da Secretaria Municipal da Saúde - Lucivania Ruas. Como também pela representante da Vigilância Sanitária - Kátia Cibele.
A Diretora Alzirene de Sousa Vieira salientou o trabalho que a Escola vem fazendo para poder atender o decreto e garantir o retorno seguro da Comunidade Escolar as atividades Presenciais. Ressaltou que não era possível o retorno imediato devido a uma série de medidas que precisam ser tomadas como a reformulação do Plano de Retorno as Atividades Educacionais Presenciais tendo em vista que nos encontramos numa situação bem diferente de fevereiro de 2021.
Diante do quadro apresentado, e da discussão, os membros da Colsaúde, de forma unânime, decidiu que não era o momento de deliberar sobre o retorno das atividades educacionais presenciais no Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. Seria necessário esperar a reformulação do Plano de Retorno bem como alguns esclarecimentos por parte da Prefeitura Municipal de Lajeado sobre a vigência do decreto de suspensão das aulas na cidade, o quadro de vacinação entre outros. Nesse sentido deliberou-se por convocar uma reunião ampliada no dia 24/05 de Maio, para com mais elementos, deliberar ou não acerca do retorno das atividades educacionais presenciais no CENSP-Lajeado.
Comentários
Postar um comentário