Nessa segunda-feira (08/02) aconteceu a retomada das atividades educacionais presenciais para os estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. O momento foi de muita emoção, afinal de contas há quase 1 ano que as aulas presenciais haviam sido suspensas. E também de muita gratidão pelo fato de termos chegado até aqui. Por enquanto não pudemos receber todos os alunos, tendo em vista se tratar de uma retomada gradual e escalonada, isto é, apenas 50% dos estudantes de cada turma (autorizados pelos pais) poderão ir para escola, uma semana sim e outra não. Sendo que na semana que estão em casa deverão continuar com os estudos remotos.
Nessa retomada, a escola tem seguido rigidamente o Protocolo de Segurança em Saúde e as orientações da Comissão Local de Segurança em Saúde e Prevenção à COVID-19 (COLSAÚDE). Na oportunidade a Diretora Alzirene de Souza Vieira falou da importância histórica daquele momento. Ressaltando que o nome daqueles estudantes presentes ficariam registrado na história como os primeiros a terem retornado as aulas presenciais no Colégio Nossa Senhora da Providência, após quase um ano de suspensão. Também ressaltou a importância de todos se protegerem e proteger o próximo tendo em vista que a pandemia ainda não foi superada.
A coordenação Pedagógica e a orientação educacional aproveitou o momento para orientar sobre a dinâmica de funcionamento da escola. Falou das mudanças estruturais realizadas para garantir uma maior segurança dos estudantes e servidores. E desejou um bom retorno a todos os presentes. Já os professores, que não estão no grupo de risco, acolheram os estudantes com mensagens motivacionais.
Para estimular a participação dos estudantes, foi realizado a dinâmica do Pote da Gratidão. Nessa dinâmica os estudantes foram estimulados a responder a pergunta: Por quem ou Pelo que você se sente grato? E depois socializar com todos. Desde o inicio das aulas remotas que a comunidade escolar tem sido estimulada a expressar a sua gratidão e depositar no pote da gratidão. São registros históricos importantes que ficaram para posteridade.
O evento contou também com a presença da Cibele Aparecida Martins de Toledo - Assessora Regional de Gestão Pedagógica e Educacional - representando a DRE-Palmas. E com a Secretária Municipal de Educação do Lajeado - Luiza Brasileiro. Que reafirmou a parceria entre educação municipal e estadual, como também mostrou sensibilidade em relação as demandas da escola, quanto a melhoria estrutural.
Ao final os estudantes foram reunidos em grupo de 5, e acompanhado de um Professor, fizeram um tour pela escola para ver as reformas que foram feitas para garantir uma maior segurança nesse retorno gradual das atividades educacionais presenciais.
O momento foi finalizado com o lanche, e os alunos foram liberados em seguida. Nessa retomada gradual as aulas terão duração reduzida - iniciarão as 07h e encerraram ás 09h30.
Comentários
Postar um comentário