Relatório da Avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP)

Na autoavaliação do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, a comunidade escolar avaliou os itens analisados entre Muito Bom e Bom. O processo ocorreu entre os dias 11 e 18 de janeiro de 2021, de forma virtual (pelo Google Formulários), utilizando como modelo o instrumental de autoavaliação do PPP indicado pela Diretoria Regional de Ensino de Palmas (DRE - Palmas).

Alguns dados

Para 88,9% das avaliações a Estrutura, a Apresentação e a Breve História da Unidade Escolar alcançou o índice de Muito Bom, e 11,1% como Bom. Em relação ao Diagnostico,  77,8 avaliaram como Muito Bom e 22,2% como Bom. Dados da Aprendizagem, Missão Visão e Princípios e Metas, alcançaram o mesmo índice: 66,7% de Muito Bom e 33,3% avaliaram como Bom. Já o Monitoramento e Avaliação ficou em 55,6 de Muito Bom e 44,4% de Bom. Em suma, 100% das avaliações consideram que a parte teórica do PPP está entre Muito Bom e Bom. 

Em relação ao Plano de ação (a parte prática), tivemos o seguinte resultado: Para 88,9% das avaliações, a Dimensão Pedagógica e a Dimensão Administrativa e Financeira foi considerada Muito Boa, e 11,1% consideraram Boa. A dimensão Jurídica foi avaliada como Muito Boa por 66,7% , e como Boa por 33,3%. Por fim, a Formação, foi avaliada como Muito Boa por 77,8% e Boa por 22,2%.

Ótima Avaliação

Apesar  de ter obtido uma ótima avaliação percebe-se que há margem para melhorar. E é justamente para isso que serve essa autoavaliação. Como um instrumento que nos ajude a perceber onde podemos melhorar. Diante disso é importante destacar algumas contribuições que foram feitas nesse sentido. Por exemplo, perguntou-se se haveria alguma crítica a construção do Projeto Político Pedagógico e execução do Plano de Ação. E se propunha alguma ideia para melhora-lo.

Uma das contribuições destacou o seguinte: 

"Precisamos de recursos para ordenar despesas do Trabalho remoto, desde aquisição de Equipamentos tecnológicos até a contratação de uma internet de qualidade, (aos professores e aos estudantes)".

Outra contribuição destacou o seguinte:

"O Projeto em si, foi muito bem construído e divulgado de forma que houve uma participação efetiva da equipe escolar. O que sugiro é que possamos ter mais momentos de discussão ao logo do ano para que possamos avaliar e refletir ou até mesmo adequar algumas ações que possam vir a mudar ( ou serem modificas por uma situação ou outra) assim como também divulgar o documento de forma dinâmica e acessível aos pais e aos estudantes para que haja compreensão e entendam pontos importantes como por exemplo: a missão da escola, os princípios, as metas... etc".

Outras contribuições importantes salientaram, por exemplo, a necessidade de desenvolver um projeto para que os pais dos estudantes possam participar da elaboração das ações a serem desenvolvidas pela escola. Como também a necessidade de haver uma maior (e melhor) mobilização e conscientização da comunidade escolar para importância do PPP. Esse é um fator importante sobretudo por que, percebemos nesse processo de autoavaliação, que há uma participação ainda tímida, sobretudo por parte dos alunos e seus responsáveis. Mas sabemos que isso pode mudar, sobretudo se fizermos um trabalho continuo de conscientização quanto a importância do PPP.

Por fim, avaliamos como muito positivo esse processo, desse modo agradecemos a todas e todos que participaram dessa autoavaliação. Salientando inclusive que algumas contribuições foram levadas em consideração na reformulação feita recentemente no PPP.

Comentários

Postar um comentário