Nessa quinta-feira (19/11) ocorreu a live: Vidas Negras Importa! Dentro da programação do Festival Virtual de Arte e Literatura do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência.
Foi um momento marcante que contou com a presença da comunidade escolar - equipe gestora, professores e demais servidores, estudantes e seus familiares. E convidados especiais: A Professora Sirlene Matos do Quilombo Mumbuca. E a Secretária Municipal de Educação do Lajeado - Luiza Brasileiro.
A Diretora Alzirene Vieira deu boas-vindas á todas e todos. Ressaltou a importância do evento e falou da necessidade de desconstruirmos a visão preconceituosa que persiste na nossa sociedade. Na mesma linha a Secretária Luiza Brasileiro falou da responsabilidade que todos temos de construir uma sociedade mais igualitária. Ressaltando a importância de eventos como o Festival Virtual em promover essa discussão.
Em seguida tivemos o Professor Paulo Guilherme trazendo uma breve história dos Negros no Brasil, enfatizando a contribuição deles para nossa formação cultural. A partir daí os estudantes da terceira série (turma: 33.01), apresentaram alguns autores negros que são pilares da nossa literatura, entre eles o nosso homenageado - Castro Alves. E para coroar o momento declamaram o poema Navio Negreiro, de sua autoria. Para encerrar esse momento apresentou-se uma homenagem á um dos ícones da cultura negra do nosso país - o Pixinguinha - feita pelos Professores: Carlos Ribeiro, Paulo Guilherme e Verônica Reis.
No momento seguinte a Professora Sirlene Matos do Quilombo Mumbuca (Jalapão/TO) compartilhou conosco a sua vivência. Ressaltando o lado positivo da sua cultura. Sobretudo a luta por educação de qualidade. Para que cada vez mais o negro possa conquistar o seu espaço e escrever a sua própria história. E no final ainda nos agraciou com uma bela canção.
O momento foi encerrado com muita emoção e com o sentimento de que nós enquanto escola conseguimos realizar um grande evento que deixa um legado para nossa sociedade ao mostrar o que somos capazes de fazer quando trabalhamos coletivamente.
Dia da Consciência Negra
E hoje nesse 20 de Novembro, onde se celebra o dia da Consciência Negra, finalizamos o Festival Virtual de Arte e Literatura com a exposição de trabalhos dos estudantes, sob a orientação do Professor Carlos Ribeiro.
Finalizamos agradecendo á todas e todos que participaram, comentaram e compartilharam. Fazendo desse evento algo muito maior do que pretendíamos.
Deixamos como legado a sociedade esse espaço para pesquisa e reflexão sobre os temas relevantes que foram abordados durante o evento. Que possamos construir a cada dia uma sociedade justa e fraterna - sem nenhuma forma de opressão.
Link:https://sites.google.com/view/fal-censplajeado/in%C3%ADcio?authuser=0
Comentários
Postar um comentário